Antes de comprar um imóvel, é normal nos questionarmos sobre qual a melhor maneira de realizar essa compra. Em geral, a maneira mais procurada é o financiamento, por isso trouxemos algumas dicas para você se planejar!
Nos últimos anos o crédito imobiliário vem sendo muito usado e se tornou uma das principais formas de pagamentos de imóveis no Brasil. Apesar disso, o financiamento imobiliário ainda gera muitas dúvidas entre a população que deseja sair do aluguel ou investir em imóveis.
Sair do aluguel continua sendo o maior sonho do brasileiro atualmente e o financiamento é uma das opções mais atraentes para colocar esse sonho em prática.
A dificuldade, é que para conseguir crédito imobiliário, é necessário estudar alguns detalhes para que você comece a se planejar e consiga se encaixar nos requisitos para um financiamento.
É nítido que as dificuldades em torno do financiamento, giram a respeito de como funciona, como iniciar o processo, quais são os documentos necessários e qual a renda necessária para conseguir optar por ele, observe essas dicas importantes e faça sua escolha!
Dicas para financiar um imóvel
Iniciar um processo de financiamento imobiliário requer estudo, mas apesar disso, não trará dor de cabeça, se você se organizar e planejar tudo antes de dar início no processo.
1 – Planejamento é fundamental!
Apesar de se animar com a situação, planeje bem antes de tomar uma decisão.
Primeiramente, procure um imóvel que seja compatível com a sua renda e que não prejudique seus outros gastos mensais.
É recomendado que você opte por um profissional que te auxilie na escolha desse imóvel e no estudo sobre seu valor, taxa de juros e benefícios. Além disso, esse profissional vai comparar as taxas entre bancos e te dar a melhor opção!
2 – A simulação de crédito vai te auxiliar na compra!
Definir o melhor tipo de financiamento para o seu bolso, pode não ser tarefa fácil, mas hoje existem simuladores eficazes de crédito online, no site de diversas instituições, que podem te auxiliar.
A simulação das prestações do crédito, pode te ajudar muito na hora de tomar a decisão final. Além disso, esses simuladores te mostram quanto é necessário ter como renda comprovada para ser aprovado no financiamento.
3 – Convênios podem te ajudar na hora do financiamento!
Você sabia que existem convênios entre empresas públicas e privadas e instituições financeiras? Esses convênios te ajudam a negociar condições de pagamentos e juros diferenciados que podem te ajudar no valor final do financiamento.
Procure sabe se a empresa em que você trabalha tem convênio com alguma instituição financeira e aproveite!
4 – Separe as documentações necessárias para otimizar seu tempo:
Você não precisa esperar a primeira reunião no banco para separar a documentação necessária. Se informe com antecedência e separe a documentação, lembrando que ela pode variar entre as instituições.
Separar os documentos básicos e tê-los em mãos, pode o seu tempo e agilizar o processo de financiamento.
5 – Fique de olho no seu orçamento! Ele não deve ser comprometido em mais de 30%!
Depois de decidir a instituição financeira que vai oferecer seu crédito imobiliário, fique atento ao valor do financiamento e faça as contas para que ele não ultrapasse 30% do valor total do seu orçamento.
Lembre-se, você está se comprometendo a longo prazo e se, por um acaso, esse imóvel ainda não estiver pronto, você deve levar em consideração os gastos que você ainda tem com moradia até o imóvel ser entregue.
Faça uma análise cuidados do seu orçamento e inicie o processo de crédito imobiliário!
Então se você pensa em financiar um imóvel, deixe seu comentário e nos conte se esse artigo te ajudou!
Vital Construtora
Empreendimentos de excelente qualidade e com foco na sustentabilidade, sofisticação e inovação.